domingo, 4 de setembro de 2011

Bons motivos para ser vegetariano

Você decide...

Para sua saúde

Gorduras animais favorecem o câncer, as doenças cardiovasculares, a obesidade, a diabete etc.
Carne industrializada contém, freqüentemente, resíduos perigosos de pesticidas, antibióticos e hormônios.
Na carne, as substâncias nocivas estão, em média, 14 vezes mais concentradas do que nos alimentos vegetais.
kk 
Para os animais
O sofrimento nos matadouros é tão inimaginável quanto a angústia dos peixes que sofrem uma morte cruel por asfixia.
A grande procura pela carne mais barata possível, causa sistemas cada vez mais cruéis de criação dos animais.
.
Para o meio ambiente
Os dejetos da criação em massa são os principais responsáveis pela poluição de lagos e lençóis freáticos por nitrato.
Metade da poluição das águas causada pelo homem vem da criação de animais. O consumo de água para a produção de carne é muito maior do que o consumo para a produção de cereais.
O amoníaco dos dejetos animais contribui muito para a formação da chuva ácida.
O prolongamento da corrente alimentar por meio do animal (carne) necessita muito mais terra do que a produção direta de alimentos vegetais.
. 
Para o terceiro mundo
Enquanto nos países mais pobres, milhares de crianças morrem diariamente de fome, esses mesmos países exportam cereais e soja para alimentar animais de abate nos países industrializados.
Cada vez mais pessoas decidem adotar a alimentação vegetariana e assumem desta forma a responsabilidade pelas suas ações. 

_____
Fonte: SVV, Schweizerische Vereinigung für Vegetarismus, Sennwald, Suíça.


Vegetarianismo por um mundo melhor!

O que é vegetarianismo?

No vegetarianismo, entende-se que o consumo de alimentos de origem animal é uma prática desnecessária, que prejudica a saúde humana, o meio ambiente, os animais e a sociedade.
Ovo-lacto-vegetarianos: não consomem qualquer tipo de carne, mas consomem laticínios e ovos.
Lacto-vegetarianos: não consomem carne nem ovos, mas consomem derivados de leite.
Veganos: não consomem qualquer produto de origem animal (leite, ovos, mel) e também não utilizam produtos feitos com couro, lã, seda e cosméticos que contenham ingredientes animais ou que tenham sido testados em animais.
.
Por que uma pessoa se torna vegetariana?
.
1_Saúde: uma dieta vegetariana bem planejada traz muitos benefícios à saúde. Ela é rica em vitaminas, minerais e fibras e pobre em gordura saturada, sendo capaz de contribuir para a prevenção de várias doenças.
.
2_Ética: alguns vegetarianos deixam de comer carne por acreditarem que os animais têm direito à vida e que seu sacrifício para fins alimentares é uma crueldade desnecessária.
.
3_Meio ambiente: a produção de alimentos de origem animal causa grande impacto no meio ambiente, por necessitar de mais terras e recursos, além de ser responsável pela produção de uma enorme quantidade de resíduos (poluição).
.
4_Fome mundial: Utilizando os mesmos recursos despendidos atualmente com a pecuária, a simples transição do consumo de produtos animais para o consumo de alimentos vegetais seria capaz de alimentar adequadamente toda a população mundial.
.
5_Saúde;  Uma dieta vegetariana é:
RICA em fibras, vitaminas e minerais.
POBRE em gorduras saturadas, colesterol e contaminantes químicos (hormônios, antibióticos, pesticidas).
MODERADA em proteínas e calorias.
saborosa, trazendo pratos da culinária mediterrânea, indiana, japonesa etc.
variada, incluindo hortaliças, legumes, frutas, raízes, cereais (arroz, trigo, centeio, cevadinha), leguminosas (feijão, soja, ervilha, lentilha, grão-de-bico) e oleaginosas (castanhas, nozes, sementes).
nutritiva, fornecendo todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo.
preventiva, reduzindo o risco de doenças circulatórias (infarto, derrame, pressão alta), obesidade, diabetes, artrite, pedras nos rins, asma e algumas formas de câncer, entre outras.
Há um grande número de trabalhos científicos que mostram as propriedades preventivas das dietas vegetarianas.
Um estudo do Instituto do Coração (InCor / USP) de 2002 comparou, entre outros fatores de risco para doenças do coração, a pressão arterial e os níveis de colesterol de 136 pessoas, entre vegetarianos e comedores de carne. Os vegetarianos não apresentaram nenhum caso de pressão alta e apenas 22% das pessoas tinham colesterol elevado. No grupo que consumia carne, 22% das pessoas apresentaram pressão alta e 41% tinham o colesterol acima do limite máximo recomendado.
Há ainda muitas publicações e profissionais que podem orientar uma transição saudável para o vegetarianismo.
A informação e a orientação são muito importantes para planejar bem a dieta!
.
6_Ética:
Muitos vegetarianos eliminam a carne de seus cardápios por não quererem participar da carnificina necessária para transformar um animal senciente em alimento. Os animais são capazes de sentir amor, dor, medo e solidão. Por isto a maneira como são criados e mortos é bastante cruel. Não há como matar um animal de forma “humanitária”, tão pouco é possível aceitar que a maneira como são criados atenda às suas necessidades mais básicas.
Milhões de porcos são mortos todos os anos. Os porcos são animais extremamente inteligentes. Na natureza, são animais capazes de brincar e aprender, como um cachorro. Já que o cachorro é o melhor amigo do homem e os porcos fazem a melhor feijoada, o destino deles é ter suas crias separadas da mãe logo após o nascimento, para então viverem uma vida miserável de confinamento e tortura até que possam ser finalmente mortos.
Bois e vacas são animais dóceis e sociais. Quando não são destinados à produção de vitela (mortos com poucos meses de vida), vivem uma vida de tortura: São castrados, queimados, têm seus chifres cortados, as vacas são ordenhadas três vezes ao dia e são separadas de sua cria no dia do nascimento. Na natureza, as vacas são animais que cuidam de seus filhotes com sua própria vida e os filhotes também precisam do afeto e segurança da mãe, como todo mamífero.
Bilhões de galinhas são mortas anualmente. Apesar de serem animais territoriais, que naturalmente brigam pelo espaço ao seu redor, as galinhas de granja são criadas em espaços superlotados, sendo submetidas à iluminação constante e ao uso de hormônios e antibióticos. As que vivem em jaulas não podem sequer abrir suas asas. Antes de serem mortos para serem consumidos pelos humanos, os animais são transportados por horas e momentos antes de sua própria morte, podem ver seus companheiros serem abatidos bem à sua frente, muitas vezes conscientes e em pânico.
.
7_Meio ambiente:
1/3 da destruição das florestas tropicais se deve à criação de pastagens para o gado!
Durante as décadas de 70 e 80, 20 milhões de hectares de floresta (3%do total), foram convertidos em pastagens para o gado. 30% da destruição da floresta amazônica é atribuída à pecuária. Isto resulta na perda do habitat de várias espécies. O solo é envenenado, a água é poluída e a emissão de gás metano do metabolismo animal acrescido da destruição da floresta contribuem para o aquecimento global.
Do total de 4,14 bilhões de Kg de carne de boi consumidos em 1996 nos EUA, 160 milhões de Kg foram importados do Brasil, o que contribui para a desertificação da Amazônia, mas não ajudou a alimentar a população brasileira. O benefício econômico obtido com a exportação é enganoso. Estima-se que cada hectare (10.000 m2) de floresta derrubada para a formação de pastos seja capaz de produzir US$ 160, enquanto que, com uma exploração sustentável (para a produção de látex e frutas, por exemplo), a mesma área possa produzir US$ 7.280!
Uma fazenda de porcos gera lixo equivalente a uma cidade de 12.000 habitantes. Estima-se que o gado americano por si só produz 127 toneladas de fezes por segundo, o que significa 13 vezes a produção humana. A amônia contida nas fezes polui as águas e afeta severamente a camada de ozônio. Os resíduos animais são 100 vezes mais poluentes do que os resíduos humanos.
A energia necessária para produzir um único hambúrguer poderia abastecer um veículo para rodar 30 Km ou aquecer água para 17 banhos quentes.
A água é escassa no planeta e é motivo de conflitos. 
_____
Fonte:  Nutriveg –  Consultoria em nutrição vegetariana -
www.nutriveg.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM VINDO !

Que as Forças de Luz tragam iluminação para toda a humanidade !!!
Que o Espírito de Paz se difunda.
Que os homens e mulheres de boa vontade possam se encontrar em toda parte num espírito de cooperação.
Que o perdão da parte de todos os seres humanos seja a tônica deste tempo.
Que o poder ajude os esforços dos Grandes Seres.
Que assim seja e nos ajude a fazer nossa parte.

Sintonize Rádio de luz: http://www.radioanjodeluz.com/
Ou a Rádio VEG:http://www.vegetarianismo.com.br/sitio/radioveg/
...
=>Você se surpreenderá se reservar 10 minutos do seu dia para oração ou meditação.
=> A Luz chega para você na medida de sua capacidade para recebê-la , mantê-la e irradiá-la.