Se a questão do homem espiritual permaneceu até os dias no estado de teoria, é porque tem havido a falta de meios de observação direta, por outro lado existentes para constatar o estado do mundo material;e o campo tem estado aberto ás concepções do espírito humano.
Enquanto o homem não conheceu as leis que regem a matéria e enquanto não pode aplicar o método experimental, andou a errar de sistema para sistema no que se refere ao mecanismo do universo e a formação da Terra.
Na ordem moral ,tem-se dado o mesmo que na ordem física: a fim de fixar as idéias, tem faltado o elemento essencial, que é o conhecimento das leis do princípio espiritual. Este conhecimento estava reservado a nossa época, assim como o conhecimento das leis da matéria foi obra dos dois séculos anteriores.
Até o presente , o estudo do princípio espiritual compreendido na Metafísica havia sido puramente especulativo e teórico; no Espiritismo, é todo experimental.
Com a ajuda da faculdade mediúnica, mais desenvolvida em nossos dias, e sobretudo generalizada e melhor estudada, encontrou-se o homem de posse de um novo instrumento de observação.
Para o mundo espiritual, a mediunidade tem sido aquilo que o telescópio foi para o mundo sideral , e o microscópio para o mundo do infinitamente pequeno; permitiu explorar, estudar, por assim dizer : suas relações com o mundo corporal; isolar , no homem vivente , o ser inteligente do ser material, e vê-los atuar separadamente.
Uma vez estabelecida a relação com os habitantes de tal mundo, foi possível seguir sua alma em sua marcha ascensional em suas migrações e em suas transformações; enfim, tornou-se possível estudar o elemento espiritual..
Estando em contato incessante, o mundo espiritual e o mundo material são solidários um com o outro; ambos têm sua parte de ação na Gênese.
Fonte :
Parte extraída do Capitulo IV- O papel da Ciência na Gênese do livro “ A Gênese “ de Allan Kardec
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